CENÁRIOS DA COMUNIDADE
CENÁRIOS DA COMUNIDADE
PROJETO DE TURISMO
Tudo começou com uma ideia de uma Líder Comunitária da comunidade do Adeus, que teve um sonho de ver os empreendedores e jovens da sua localidade envolvidos através de projeto que venham trazer geração de emprego e renda para as comunidades.
Após as obras do PAC, começou a e ver que mesmo após anos de abandono a sua Comunidade passou a ser reconhecida como parte do Complexo do Alemão.
Então sugiram as ideias, e como ela desejava muito ver tudo acontecer. Resolveu compartilhar com as demais 12 sub-Comunidades que fazem parte do Complexo, a oportunidade de está recebendo os mesmo benefícios que o Adeus receberá.
Então nasceu o Projeto de Turismo, que inclui as 12 sub-Comunidades que formam o Complexo do Alemão.
O Projeto deTurismo, esta sendo desenvolvido pelo SEBRAE-RJ, com o apoio da Casa Civil em parcerias com a Super Via, Banco do Brasil, Correios, SESC, UFERJ e outras empresas e organizações.
O estudos de potêncialidades e atrativos turísticos, sendo feitos nas reuniões em todas as 12 Comunidades, que estão revelando os seus interesses em receber o turista de braços abertos.
As Lideranças locais participam de reuniões onde as mesmas expõem os interesses e diferenças em relação a pontos das suas Comunidades, para que todas tenham as mesmas oportunidades, e assim juntas todas recebam os benefícios já previstos para a realização do projeto.
Uma das muitas metas desse projeto é a formação de monitores de turismo para o acompanhamento dos visitantes, que já é uma realidade dentro do projeto.
Através da UFRJ e a Casa Civil os jovens já iram receber esta capacitação, que incluirá cursos de inglês, francês e espanhol e mais outras capacitações na área de turismo.
Muitas oportunidades estão sendo dadas para os Microempreendedores do Complexo do Alemão, pois eles são à força do comércio local da região.
A formalização é gratuita e os comerciantes recebem orientações para melhorar seus empreendimentos, e através de linhas de microcrédito os bancos ajudam a comunidade as expandir seu comércio criando assim novas oportunidades de empregos para os moradores.
Para saber como se formalizar, basta acessar o site: www.portaldoempreendedor.gov.br, lá você encontrará todas as informações para a formalização.