CASARÃO DA CULTURA
construído em 1920, que era a sede da fazenda que existia no local. Era uma das casas do período imperial. .
Até o fim dos anos 40 a região era uma enorme fazenda. No morro do Alemão começaram a ser construídas as primeiras casas. Mas, no meio das 14 comunidades ainda existe um casarão.
Depois virou asilo e hoje está desativado, deu lugar ao desenvolvimento de trabalhos culturais.
Situado na comunidade das Casinhas no complexo do Alemão.Construção já passou por muita dificuldades, e ainda conserva a mobília da época, praticamente intacta. Era um abrigo para idosos, hoje funciona um centro cultural de incentivo a musica e cultura, com cursos gratuitos de : Música Clássica: Violino, Viola, Canto, Ballet, Orquestra, Artesanato. Entre vários outras ações, o casarão apóia a todo projeto ou Instituição que queira trazer melhora ao complexo do alemão.
Já passarão por aqui: Cine Tela Brasil, Tempo Festival, SEBRAE com os cursos de empreendedorismo e turismo, Ação social do Tribunal do Trabalho, Secretária de Cultura com o Edital do Funk e muitos outros. Sob a administração da Pastora Neide e apoio do Ginha – Presidente da Associação de moradores das Casinha.
Daqui saiu o grupo de Dança Gospel : Geração de Fé , que se apresentou na troca de comando da força de pacificação. – Talentos do complexo do alemão.